quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Contexto histórico e movimento literário da obra

O livro Frankenstein de Mary Shelley foi produzido quando a burguesia estava em ascensão no processo de transição entre o feudalismo e o capitalismo, ocorrendo na Europa a Revolução Industrial. Foi o período do século das luzes onde as pessoas criaram um sentimento de liberdade, uma época marcante de grandes revoluções.
Na obra é perceptível esse desenvolvimento tecnológico em que grande parte do mundo estava inserido, como na química, na mecânica, na ótica, criações através de experimentos. A autora faz uma crítica aos valores da nova classe dominante: a burguesia, “A ambição desmedida é o valor moral mais questionado”.
Isso tudo se resume com a criação do monstro, que de forma fictícia e surreal Mary Shelley critica muitos valores que eram pré-estabelecidos e aceitados pela sociedade. Ela foi contra a regra já que as mulheres ainda sofriam preconceitos quando eram expostas com idéias que contradiziam a época. Mais o livro foi bem aceito e foi um sucesso na época em que foi publicado
A obra está inserida na passagem do Romantismo para Literatura Gótica, que tinha como características a produção culta, científica e histórica. O uso da psicologia do terror (o medo, a loucura, a deformação do corpo), o imaginário sobrenatural (fantasmas, demônios, monstros), discussões políticas e filosóficas, cenários medievais, personagens melodramáticos (donzelas, vilões, criados). A literatura gótica é representada por uma mescla entre a imaginação e a realidade e apresenta um exagero nas emoções.

5 comentários:

  1. Está ótimo o conteúdo do texto, só falta vocês colocarem umas imagens, informações adicionais e dar uma revisada no texto. :)

    ResponderExcluir
  2. Está ótimo o conteúdo do texto, só falta vocês colocarem umas imagens, informações adicionais e dar uma revisada no texto. :)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir