quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A Relação Homem e Sociedade em Frankenstein IV

RELACIONADO AO MONSTRO

A Criatura em seu estado natural tinha bons sentimentos. Queria ajudar o próximo, tinha afeição com as pessoas. Precisava apenas de carinho e atenção daquele que tinha lhe dado a vida. Porém esse foi o primeiro a repudiá-lo. Em seguida vem a não aceitação da sociedade.
Victor Frankenstein desfruta de uma vida familiar que não proporciona ao monstro, que chega inocente no mundo e encontra dor e abandono. Devido à extremosidade monstruosa, não tinha como a sociedade aceita-lo como seu igual, a menos que conseguisse enxergá-lo para além da aparência. A criatura tinha sensibilidade e senso ético. Isso fica evidenciado no episódio em que ele ajuda a família dos De Lacey na tarefa de apanhar lenha. Este sempre foi maltratado e desprezado pala sociedade. Diante de tanta injustiça e incompreensão, revoltou-se a assassinou criaturas inocentes, fazendo seu criador cair em desgraça.
Fazemos uma analogia entre o monstro e as crianças. Ambas são indefesas e recebem influência do meio em que vivem, precisam de orientação para diferenciar o bem do mau, porque se as deixarmos descobrirem sozinhas corre o risco de que estas aprendam de maneira errônea. A postura de Victor diante de sua obra é de desprezo, ele tem um verdadeiro repúdio para/com a Criatura, fazendo assim com que a mesma se torne uma pessoa revoltada que comete vários crimes por vingança.A sociedade também tem sua parcela de culpa na marginalização da Criatura, por não aceitar este só porque ele era diferente de todos fisicamente. Vemos o desprezo da sociedade por tudo que é diferente, um verdadeiro "pré-conceito". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário